Regras e Dicas


1. ATESTADO MÉDICO CARDIOLÓGICO OBRIGATÓRIO
Saúde em dia; é obrigatório estar com o atestado médico em dia, constando que você apto a prática de atividade física no ponto de vista CARDIOLÓGICO. O atestado tem validade de 12 meses.
2. IDADE MÍNIMA DE 14 ANOS PARA ACADEMIA (Musculação e Ginástica)
As atividades com pesos resistidos ( Musculação e Ginástica ), devem ser iniciada , de preferência após o estirão de crescimento, e mesmo assim com cargas baixa até alcançar um bom condicionamento.
3. OBRIGATÓRIO O USO DE TOALHA ( Academia )
Suou? Limpe!

As salas de ginástica do GG estão equipas com paninhos e álcool por diversos pontos para limpeza dos aparelhos, mas mesmo assim é indispensável o uso de toalhas nos mesmos. Assim você evita o contato direto com o suor de outros alunos.

4. BEM ESTAR e BOM SENSO ( Menos Barulho )
Gritar e jogar pesos no chão não é uma atitude digna e aceitável. Se está muito pesado, pegue mais leve, você não vai ficar mais fraco e ainda colabora com o bem estar e a preservação de toda academia.
5. RESPEITE O LIMITE DOS APARELHOS
Todos os aparelhos tem sua carga limite, respeite isso. Dessa maneira, além da vida útil do aparelho ser maior, você evita que cabos se rompam durante o exercício causando algum acidente.
6. PERMANEÇA NA SALA APENAS SE ESTIVER TREINANDO
É proibido permanecer na sala de musculação se não estiver treinando. Malhar com amigos ou fazer amizades na academia é um grande estímulo para manter a rotina de atividade física. Só é importante ter em mente em não atrapalhar as pessoas que realmente estão treinando.
7. SEMPRE PEÇA AUXÍLIO AOS PROFESSORES.
Os professores estão a sempre disposto a dar atenção a todos, por isso nunca treine com dúvidas. Sempre que precisar fale com eles, para mudanças de treino e correções de movimento.
8. OBRIGATÓRIO GUARDAR PESOS E MATERIAS DE TREINO APÓS O USO
Usou, guardou! Retire as anilhas que você usou dos aparelhos, guarde halteres e caneleiras, coloque bancos e outros acessórios nos locais de onde foram tirados. Deixe os equipamentos em condições de uso para o próximo aluno. Nos horários de pico é comum a sala de musculação ficar cheia. Faça a sua série e desocupe o equipamento enquanto descansa para a próxima, desta forma você permite que outros alunos usem também. É uma atitude simpática que agiliza seu treino e dos outros.
9. RESPEITE A FILA DAS ESTEIRAS
O tempo máximo nos aparelhos cardiovasculares são de 30 minutos, na ausência de alunos na espera o tempo é livre. Lembre-se também de se enxugar antes de começar a pingar. Isso prejudica a esteira e ainda a deixa em condições para o uso do próximo.
10. NÃO TREINE COM JEANS, SAPATOS E/OU CHINELOS
Sugerimos o uso de roupas confortáveis, tops, shorts, quase tudo é permitido na sala de musculação. Jeans, sapatos e chinelos são proibidos ( Inclusive ficar sem camisa ou se dirigir a academia com trajes da banho ). Use o bom senso para evitar constrangimento, nos alunos e professores.
11. NÃO EXAGERE NOS PERFUME ANTES DE TREINAR
Cheiro de suor é horrível, mas de perfume misturado ao suor é pior. Antes de treinar certifique-se que não está com mal odor, opte por um desodorante sem cheiro e se for usar perfumes que seja com fragrâncias leves.
12. TRAGA CADEADO E USE OS ARMÁRIOS DO CLUBE.
Sempre que vier para academia, procure andar com o mínimo de coisas possíveis na mão. Se limite ao seu squeeze e sua toalha. Traga sempre um cadeado para poder guardar celulares, chaves e objetos pessoais. Assim você treina mais tranqüilo.
13. PROIBIDO ENTRAR NAS AULAS APÓS SEU INÍCIO
Um atraso de 10 minutos pode parecer insignificante, mas em uma aula, já é o suficiente para atrapalhar a concentração de quem estava ali desde o início, já acomodado com os equipamentos necessários e informado pelo professor sobre a atividade que será feita. Fisiologicamente falando também é ruim para o atrasado em questão, que acaba perdendo o aquecimento e as instruções iniciais, e fica sem saber direito o que está sendo realizado, podendo fazer exercícios incorretamente. Em caso de atraso, melhor optar por outra atividade aberta, até o horário da próxima aula.
14. RESPEITE A FILA
Algumas atividades são muito concorridas, e é preciso organizar uma fila de espera com senhas para atender todos os alunos, devido ao número limitado de equipamentos na sala. Portanto é necessário que cada aluno pegue pessoalmente sua senha para evitar constrangimento.
15.PISCINA LIMPA
Os alunos de atividades aquáticas passam periodicamente por um exame médico obrigatório para ganhar o direito de freqüentar a piscina. Entre um exame e outro, podem surgir problemas, como uma micose conquistada na praia, ou um machucado que exija um curativo adesivo. Para não contagiar outros alunos, e não passar pelo mico de ver um ferimento exposto enquanto o curativo sai boiando pela piscina, é mais recomendável evitar a atividade aquática durante um período, e adotar outros exercícios a seco nessa temporada. Vale lembrar que o uso touca é obrigatório.

Antes de entrar siga estas regras:

Piscinas de Lazer

1. Não utilize copos ou garrafas de vidro;
2. Crianças somente acompanhadas por um responsável;
3. Não é permitido o uso bronzeadores e /ou substâncias oleosas pelo corpo;
4. Utilize sempre o lava-pés e as duchas;
5. Proibido o consumo de comestíveis à beira das piscinas;
6. Obrigatório o atestado médico ( dermatológico ).

Antes de entrar siga estas regras:

1. Obrigatório atestado médico ( cardiológico e dermatológico );
2. Proibido uso shorts ou bermudas;
3. Piscinas liberadas apenas para aulas e treinamento;
4. Tome ducha antes de entrar;
5. Antes de entrar, verifique a profundidade;
6. Crianças menores de 14 anos, somente acompanhada por responsável;
7. Indispensável uso de touca;
8. Durante as aulas, entrada permitida apenas para alunos e professores;
9. Não é permitido o uso bronzeadores e /ou substâncias oleosas pelo corpo.

1. Alongue seu corpo de uma forma geral, mas dê ênfase à parte que será exercitada.

2. Faça um pequeno aquecimento (correndo ou caminhando) por pelo menos 10 minutos.

3. Não exagere na carga dos aparelhos na primeira série de cada exercício. No início, coloque um peso mais leve e aumente o número de repetições, a fim de aquecer a musculatura a ser exercitada.

4. Tente fazer movimentos suaves, iguais e repetidos, sem impactos grandes e em determinado ritmo.

5. Aumente o peso do exercício apenas se você conseguir fazer mais repetições do que o seu professor indicou e comunique ele.

6. Não exagere na carga dos aparelhos, pois poderão surgir problemas de postura e dores musculares. Além disso, com mais peso do que você pode suportar, o exercício não vai ser bem feito e, assim, não terá o efeito que você espera.

7. Atente para o intervalo recomendado pelo seu professor durante as séries de exercícios.

8. Procure beber bastante água, pois ela ajuda a reidratar e melhora a temperatura do seu organismo.

9. Respeite a ordem dos exercícios, de acordo com os grupos musculares a serem exercitados.

10. Alongue após o treino, a fim de evitar dores e lesões musculares posteriores.

11. Antes de qualquer exercício procure fazer uma aquecimento a base de alongamentos, pois tal procedimento previne a incidência de lesões do sistema muscular, ligamentar e articular, além de aumentar a irrigação sanguínea localizada, tornando o sistema muscular mais apto ao trabalho que se iniciará.

12. Use roupas adequadas à sua atividade física, levando em consideração a temperatura.

13. Aconselhamos mesclar exercícios aeróbios (esteiras, bicicletas, etc ) e exercícios resistidos ( musculação, ginástica) pelo menos 3 vezes por semana.

Refeição antes do treinamento É conveniente realizar uma refeição sólida em torno de 30 a 40 minutos antes do treinamento.

Portanto, a individualidade sempre deverá ser respeitada. Essa refeição deverá conter uma quantidade adequada de carboidratos complexos e proteínas, além de ser reduzida em fibras, frutose e gorduras.

Nesse momento, uma refeição com a quantidade adequada de carboidratos aumenta de forma significativa o conteúdo de glicogênio nos músculos e no fígado, constituindo um importante fator para melhorar o desempenho.

Durante o treinamento Em atividades com menos de uma hora de duração, a suplementação com carboidratos não é necessária. Garantir um ótimo aporte hídrico já seria suficiente.

Para atividades com duração superior a 60 minutos, o uso de um repositor de carboidratos é necessário, sendo que em atividades com duração superior a 90 minutos o repositor deveria conter eletrólitos. Refeição após o treinamento Imediatamente após o treinamento, é interessante realizar uma refeição o quanto antes, para auxiliar no processo de recuperação e evitar o catabolismo.

Essa prática promoverá melhor perfil hormonal anabólico, diminuição da degradação protéica miofibrilar e rápida ressíntese de glicogênio.

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